Alimentação nas doenças reumáticas
- Karen Santos Lima

- 15 de nov.
- 3 min de leitura

Alimentos vilões x heróis
Pera, pera pera, como assim já começar com esse título? Não, não, vamos mudar isso daí com uma frase bem clara:
Não existem alimentos vilões!!!!!!
Pronto. Com isso claro, podemos começar a conversar.
No dia-a-dia da pessoa com doença reumática eu vejo que muitas têm acesso a conteúdos por vezes sensacionalistas que vilanizam algum alimento, sendo que isso não é necessário. Nas doenças reumáticas, assim como na vida, o segredo é comer bem, comer comida de verdade, evitar excessos de gordura, açúcar, sal e comidas industrializadas. Na real, isso é o que todos deveriam fazer, independente de doença de base.
Então, se nenhum alimento é vilão, eu não preciso me preocupar com a alimentação?
Infelizmente isso não é verdade. Não pensando em vilanizar algum alimento em específico, mas nós vivemos uma realidade e estilo de vida que não são interessantes para saúde. Consumimos muitos fast-foods, embutidos, industrializados... enfim, alimentos que são carregados de sódio, gordura, açúcar e conservantes. E o excesso desses alimentos é diretamente relacionado ao aumento da mortalidade e da morbidade (seja por excesso de peso, doenças cardiovasculares, câncer, etc).
Então...
Nenhum alimento isoladamente é vilão, mas o estilo de vida e a alimentação industrializada em EXCESSO pode ser.
E o que eu devo preferir?
Essa é fácil. Via de regra, se é natural costuma ser saudável. Então frutas, legumes, carnes brancas, oleagenosas, grãos, leguminoses... enfim. Comida de verdade! Se sua alimentação é composta em sua maioria por esses alimentos, você está no caminho certo!
E o que evitar?
Não faço terrorismo nutricional. A ideia desse post é um alerta, então não precisa cortar nada definitivamente da alimentação, mas é bom visitar esses alimentos com menos frequência.
Ultraprocessados
Biscoitos recheados
Refrigerantes
Embutidos (salsichas, salame, presunto...)
Miojo
E outros
Frituras ou gorduras saturadas em geral
Frituras em geral. Para gorduras é bom dar uma olhada no rótulo. Nós precisamos de gordura no organismo, mas vale a pena preferir as gorduras boas como azeite e oleagenosas). Um bom exemplo de gordura "ruim" presente na nossa vida é a manteiga.
Açúcar em excesso
Qualquer tipo de açúcar entra nessa (o refinado, o mascavo ou demais por aí). Açúcar em excesso deve ser evitado. Mas lembre-se, nós também precisamos de açúcar na vida, então não dá pra cortar de vez. Só preferir os açúcares "bons", qe são os carboidratos complexos (aveia, cereais, integrais, raízes, etc).
Álcool
Pode interferir com alguns medicamentos além de levar a riscos no fígado, estômago, etc.
Excesso de sal
Esse já sabemos e pode ser relacionado a problemas de pressão alta e problemas renais, e isso aumenta muito risco de inarto e AVC. A população brasileira no geral já tende a consumir mais sal do que o recomendado pela OMS. Isso piora quando olhamos para industrializados que contém muito mais sal, até. Então atenção ao sal que você come!
E o leite e o glúten??

AAh, estava esperando eu deixar os "vilões" para o inal, certo? Mas, não! Leite e glúten não são vilões! Não temos evidência de que esses alimentos façam mal em que não tenha intolerância ou alergia. Claro que se você tem alergia, intolerância ou doença celíaca precisa evitar esses alimentos, mas eles não são inflamatórios para a população em geral (como se tem dito por aí).
O leite ainda é um aliado importantíssimo em algumas condições, sendo recomendado seu consumo para o tratamento!!!
Agora pra quem tem GOTA...
Esquece tudo o que foi falado até aqui. Bom, na verdade não tudo, a maioria é verdade. Mas para quem tem gota alguns alimentos são vilões sim! Nós vamos conversar sobre esse assunto mais pra frente, mas basicamente, a gota é uma condição relacionada ao excesso de ácido úrico no organismo. Esse ácido úrico vem da alimentação, através de uma proteína muito presente em alguns alimentos. Esses alimentos devem ser evitados para um bom controle de doença. Eles são:
Embutidos (olha eles de novo aí, mas dessa vez é pelo excesso daquela proteína mesmo)
Carnes vermelhas (as brancas pode)
Frutos do mar (aqui entra camarões, lagostas, siris...)
Sardinha e enlatados em geraç
Álcool, em especial CERVEJA!! O álcool em si é associado com piora da gota, mas a cerveja é ainda pior porque a cerveja contém essa proteína e que estamos falando.
Refrigerantes e sucos adoçados.
Ou seja, para quem tem gota, a atenção a alimentação é muito importante e faz parte do tratamento.
E se quiser saber mais sobre alimentação nas doenças reumáticas, continue me acompanhando no link abaixo!
E se quiser conversar pessoalmente, agende sua consulta!
Beijos da sua reumato!
karen Santos Lima - Reumatologista
@karen.lima.reumato
CRM MG 86411 / RQE 66505



Comentários