O que é doença autoimune?
- Karen Santos Lima

- 30 de out.
- 3 min de leitura

Vamos conversar sobre esse assunto, porque é um que gera muitas dúvidas no consultório.
Existe uma série de doenças que o reumatologista cuida (mais de 200), e uma boa parte delas é considerada autoimune. Para entender melhor o que é isso, eu vou ter que voltar um pouco nos conceitos, para fazer essa analogia de forma mais simples.
Sistema imunológico
Vamos começar falando do nosso sistema imune. Todos nós temos um, e ele é preparado ao longo da nossa vida (através de vacinas, infeccções prévias e até mesmo de uma configuração natural do sistema) para combater infecções, corpos estranhos, parasitas... enfim, tudo o que possa nos fazer mal. É o nosso sistema de defesa, nossa linha de frente. Esse sistema tem alguns soldados (células, anticorpos, etc) que fazem essa função. O desenho acima é um ícone de um anticorpo, inclusive.
Autoimunidade
Bom, se o sistema imune ataca invasores, a autoimunidade acontece quando o sistema "erra" e começa a atacar partes do nosso próprio corpo. É como se fosse um ecército que se volta contra o próprio país (com níveis de força de ataque diferentes). E quando ataca o próprio corpo o órgão atacado pode sofrer, pode ficar doente, pode sofrer, pode atrapalhar a função desse órgão no corpo, etc. Nesse caso, estamos falando de uma doença autoimune - que é quando a autoimunidade dá algum problema no corpo.
Mas então tem como a autoimunidade não dar doença no corpo?
Vamos dizer que sim. Algumas pessoas podem ter anticorpos contra o próprio corpo (autoanticorpos) que não chegam a causar doença. Uma força de ataque mais fraca, talvez? De qualquer forma, nesses casos as pessoas podem ter alterações laboratoriais, mas não têm doenças autoimunes propriamente ditas. Pra ter certeza, só passando por consulta médico, em que serão avaliadas todas as possibilidades para chegar a alguma conclusão.
E quais doenças autoimunes existem?
Vixe, uma infinidade. Elas podem ser sistêmicas (atacam várias partes do corpo de uma vez) ou podem ser localizadas (gostam de pegar um órgão só). Alguns exemplos:
Lupus eritematoso sistêmico (pega o corpo todo)
Lupus eritematoso cutâneo (esse já gosta só da pele)
Artrite reumatoide (gosta mais da articulação, mas pode pegar outras partes, como pele e pulmões)
Doença de Sjögren (pode pegar qualquer parte do corpo)
Esclerose Sistêmica (o nome já diz, pode pegar o corpo todo)
Esclerodermia (essa especificamente fica mais na pele, podendo "invadir" partes mais profundas abaixo da pele)
Vasculites (podem ser sistêmicas ou localizadas)
Doença relacionada a IgG4 (sistêmica ou localizada)
Sarcoidose (sistêmica ou localizada)
Espondiloartrites (preferem as articulações da coluna, mas podem pegar outras articulações e podem pegar intestino, olhos, pele, sistema genital...)
Artrites idiopátcas juvenis (são de vários tipos, podendo pegar só articulações ou mais partes do corpo. São de início exclusivo da infância e adolescência)
Artrite psoriásica / psoríase (são espectros da mesma doença, podendo acometer só a pele, ou articulações e pele, ou outras partes do corpo também)
Essas acima são só exemplos de algumas que são do espectro da reumatologia. O reumatologista cuida disso tudo aí. Além dessas existesm outras doenças autoimunes com particularidades que fazem com sejam mais cuidadas por outros especialidades (embora muitas vezes doenças autoimunes andam juntas ou têm manifestações em outras partes do corpo e acaba que o reumatologista entra no cuidado delas também). Alguns exemplos:
Uveítes (inflamação dos olhos)
Retocolite ulcerativa (intestino)
Doença de Crohn (intestino)
Tireoidite de Hashimoto (tireoide)
Tireoidopatia de Graves (tireoide)
Diabetes mellitus tipo 1
Ah, deu pra ter uma noção, né? Existem múltiplas doenças autoimunes que necessitam de cuidado especializado. Não preciso nem dizer que cada uma tem um tratamento específico, né?
Se eu tenho suspeita de doença autoimune, o que eu faço?
Essa é fácil! Nada substitui a avaliação de um médico. Procure atendimento! Desse modo conseguimos uma avaliação direcionada para seu caso e ver se é o caso de doença autoimune. E lembre-se, cada caso é um caso! Não deixe de seguir o acompanhamento com seu médico. Se precisar de mim, estou à disposição!
Se quiser saber mais sore esse assunto, não perca as próximas postagens, e me siga nas redes!
@karen.lima.reumato
Karen Santos Lima
CRM MG 86411 / RQE 66505



Comentários